Argentina   EUA   França

Estatuto

Estatuto da Escola de Capoeira Grupo Senzala de Teresópolis

Das graduações

Na nossa filosofia chamamos sempre de professor aquele que já tenha atingido sua corda ROXA e que esteja desenvolvendo trabalho com capoeira, caso contrário será apenas um graduado. Da mesma forma os cordas VERDES, se estes estiverem ministrando aulas serão chamados de instrutores. Os Professores, cordas ROXAS, em seus batizados só poderão graduar alunos até a corda AZUL, os MARRONS até a corda ROXA e os instrutores somente poderão avaliar até a corda LARANJA. As demais graduações ficam sob responsabilidade do Mestre responsável.

O estrangeiro só poderá receber corda AZUL ou VERDE em seu país caso já tenha ido ao Brasil pelo menos duas vezes. Por serem cordas de mais responsabilidades o aluno já poderá começar a dar aulas sobre a responsabilidade de seu mestre ou professor. Também poderá jogar IÚNA. Desta forma, terá que ter mais experiência, aprofundar seus conhecimentos e ver como funciona esta arte em sua origem. O capoeirista estrangeiro só irá compreender um pouco mais a Capoeira passando por um período no Brasil. Treinando e conhecendo as variadas formas de se jogar a Capoeira.

Dos treinos

O aluno terá que estar treinando sempre. Quem ministrar aulas deverá marcar suas aulas fora dos horários da SEDE, para não interromper seus treinos e ao mesmo tempo sua evolução e buscando está sempre atualizado. Os alunos que residem fora do Brasil deverão aproveitar, quando houver possibilidade, a presença do Mestre Elias para treinar quando ele estiver presente em suas cidades ou mesmo com um outro mestre do Grupo Senzala. Quando estes alunos estiverem no Brasil, deverão buscar atualizações e aproveitar o momento para treinar, dando exemplo a seus alunos e aos alunos que os admiram.

Dos uniformes

O professor terá que usar o UNIFORME OFICIAL (camisa branca e abadá) do seu grupo quando estiver ministrando aulas, assim como em SHOWS ou APRESENTAÇÕES.